O que eu quero ver no meu jornal online amanhã de manhã (ou a qualquer hora)

A premissa do título é uma invenção. O meu jornal online é um prejuízo, logo, o meu jornal é uma ficção. Logo para começar, teria uma redacção galáctica. Só para pagar àquela gente não chegariam as receitas actuais do Correio da Manhã e do JN, mais os prejuízos do DN e do Público e ainda a lábia do director do Sol, fora as prebendas do Expresso. Quantidade e qualidade em partes iguais para alimentar a fé de que estamos a dar aos leitores o melhor acesso à informação mais importante e às ideias que circulam, com a responsabilidade de liberdade que uma ética do jornalismo (ainda) exige. Reparem: melhor, importante, livre – luxos para a imprensa moderna. Luxos caros.

Se um Murdoch qualquer me perguntasse, eu responderia: 

  • Quero ter um site para ser visto de fio a pavio. Sempre com o melhor conteúdo e o mais adequado à natureza do meio, do medium.  O jornal que eu queria ler ajuda-me a reconhecer rapidamente o conteúdo. Foi pensado para os leitores mas também para quem navega pela net.
  • Quero ler diariamente uma entrevista que tenha sido conduzida online pelos leitores.
  • Quero ter breaking news, as notícias de última hora, a fina selecção da espuma dos dias, para nos dar conta dos factos, acontecimentos e protagonistas, das ideias, das histórias das palavras mais relevantes para o espaço público.
  • Quero que me falem do último disco da banda X. Mas quero sobretudo algo diferente do que me estão a dar em muitos jornais online.
  • Quero que me contem tudo que seja relevante e que me dêem a possibilidade de ajudar a contar a outros.
  • Quero ver o acontecimento fotografado por profissionais, ao lado de uma galeria das melhores fotos de leitores.
  • Quero ter uma secção onde possa colocar a minha notícia, o meu vídeo, a minha foto no jornal.
  • Quero encontrar um espírito de comunidadeo jornal conta (mostra), nós (leitores) participamos.

O desafio de quem concebe jornais online é escolher o que é mais apropriado de entre o que a tecnologia permite e o que é a missão do jornalismo e o que permite a ética.

(Nota: Todos as palavras em negrito davam para umas dezenas de posts de doutoramento. Ou para fazer um bom jornal online)

3 responses to “O que eu quero ver no meu jornal online amanhã de manhã (ou a qualquer hora)

  1. dsfsfdggsshgbshndusbdnsjhh
    shgshshgjsjsjsbjsisuwjyhgjie9e
    iuu

  2. quero ver uma reportagem

  3. Graciane crisotomo

    Eu preciso de um convite para posar nua…
    Sou linda

Deixe um comentário