Jornalismo desportivo, um prémio e um exemplo a seguir (às vezes)

CNID LogotipoO CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto decidiu atribuir o Prémio CNID 2008 na categoria rádio à equipa de desporto da Rádio Santiago. Uma emissora local que integra o Grupo Santiago, da qual já aqui falei, na altura em tom crítico. Desta vez (e porque é preciso ser justo), será em tom de elogio.

Como se trata de uma emissora local, nem todos perceberão o alcance e as razões deste prémio. A equipa de desporto da Rádio Santiago lutou (como poucos dos seus colegas o fazem) pela liberdade de expressão e pelo direito à informação quando sentou o antigo presidente do Vitória de Guimarães, Pimenta Machado, no banco dos réus. Levou à Justiça as atitudes discricionárias de Pimenta Machado, que proibia sistematicamente aqueles profissionais de fazerem o seu trabalho, só porque entendeia que o jornalismo feito por aquela casa lhe era adverso.

Convém lembrar a discriminação a que foram sujeitos quando esse antigo dirigente os obrigou, meses a fio, a relatar jogos do Vitória de Guimarães nas bancadas, fizesse chuva ou sol, impedindo-os de trabalharem, como todos os outros, nos lugares de imprensa. Foram perseguidos, achincalhados, negaram-lhes as condições mínimas de trabalho, mas não se calaram nem se deixaram ficar.

É uma rádio perfeita? Com certeza que não. Fazem bom jornalismo? Nem sempre. São parciais (nos relatos, nas peças que escrevem para o jornal Desportivo de Guimarães), bairristas, sofrem de clubite, são vitorianos assumidos. São “culpados” dos mesmos erros da “grande” imprensa nacional desportiva, das rádios nacionais. Mas batalharam contra o quero-posso-e-mando de um homem do futebol que foi (e é) apenas um caso entre muitos da bola lusa. Lutaram, e venceram. Defenderam o ganha-pão de todos os jornalistas, o direito à informação. Algo que muitos jornalistas e órgãos de comunicação de grande difusão metem no bolso por dá cá aquela palha. Como disse, o desporto da Rádio Santiago não é perfeito. Mas a distinção do CNID é justa e merecida, e o (bom) exemplo deveria ser seguido.

Aviso aos leitores: Ando ocupado com a redacção de uma tese de mestrado ‘à Bolonha‘, tarefa que me tem deixado pouca disponibilidade mental para actualizar o blogue. Suspeito que o mês de Maio irá pelo mesmo caminho, até que a tese esteja pronta.  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s