Agora imaginem esta equipa com os bolsos cheios de dinheiro

Ponham os olhos no jornal online ComUM e na sua edição impressa gratuita, lançada em Fevereiro. É um resultado excepcional, atendendo ao amadorismo que caracteriza a imprensa académica. É um resultado excepcional, atendendo a que são ambos feitos (e distribuídos) de borla. O ComUM online, além de jornal, é também porta de entrada para um fórum e áreas que estão abertas a todos os que queiram registar-se (novamente de borla). É um resultado mais web 2.0 que as edições online dos líderes de vendas em Portugal, JN e Correio da Manhã (que apresentará um novo site a 19 de Março). Em suma, excepcional.

comum-online.png 

O conteúdo noticioso segue uma linha editorial que privilegia os critérios da proximidade (Universidade do Minho e respectiva região), actualidade (agenda própria mas intrinsecamente ligada aos acontecimentos do dia-a-dia) e multimedialidade (escolha do melhor suporte para contar a respectiva história). Tudo isto assegurado inteiramente por alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (daí o nome ComUM, Comunicação da Universidade do Minho), e disponível através de outros meios (feed, SMS via Twitter). O jornal assegura ainda uma newsletter para subscritores.

comum-online-2.png 

A cereja em cima do bolo é a edição impressa, lançada há 15 dias. No papel aproveitam-se alguns dos trabalhos do online, mas a equipa teve a preocupação de diversificar o conteúdo. E conseguiram-no, compondo uma versão impressa equilibrada e digna do estatuto universitário. Ao contrário de outras experiências funestas de jornalismo académico na UM, o ComUM consegue ser arrojado sem ser insultuoso, simples sem ser indigente, criativo sem ser histérico, com secções minimamente pensadas e organizadas de forma a facilitar a leitura e cativar a atenção. Se o deixarem crescer, pode transformar-se no jornal que faz falta na UM. Parabéns.

Disclaimer: eu e o jornal ComUM partilhamos qualquer coisa.

Anúncios

One response to “Agora imaginem esta equipa com os bolsos cheios de dinheiro

  1. Os melhores exemplos de jornalismo online em Portugal estão nas universidades, sendo o ComUM um desses exemplos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s