Não podia estar mais em desacordo

…com João Paulo Meneses, quando diz o seguinte:

O blogdabola é um dos poucos blogues que dá notícias em Portugal, podendo, nesse aspecto, dizer-se que faz jornalismo. Um jornalismo anónimo, é certo, mas jornalismo

Concordo com tudo o que, nesse mesmo post, é dito antes. Mas com esta frase parece-me que a bola vai ao poste. E espanta-me esta displicência, porque sabemos que o João Paulo sabe que uma das regras de ouro da profissão que ele próprio exerce é a identificação do jornalista (código deontológico dos jornalistas, alínea 4). Há excepções a esta regra, é certo, mas dificilmente aquele blogdabola (ou o seu autor) se enquadra(m) nesses requisitos de excepção. Por isso é legítimo perguntar ao João Paulo: jornalismo anónimo? Que é isso? Não estará a confundir jornalistas com duas (excelentes) fontes de informação (o bloguedabola e o autor deste – ele próprio dispondo de boas fontes, como se comprova).

Ou será que um político (advogado, médico, ou qualquer outro profissional) se transforma em jornalista se usar as suas fontes bem colocadas no métier e, a coberto do anonimato (mesmo que se desconfie em público da sua identidade), revelar novidades em primeira mão (e disso, sim, o blogdabola tem muitas) num espaço como um blogue anónimo? E se sim, em que pé ficamos relativamente a outras regras prescritas no código deontológico, como a separação entre opinião e informação?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s