Os chouriços noticiosos e a ASAE dos jornalistas

O novo provedor dos leitores do PÚBLICO, Joaquim Vieira, publica hoje o seu primeiro texto no jornal, uma auto-apresentação, de leitura fortemente recomendável.  Sobre a recente revisão do estatuto do jornalista, diz Joaquim Vieira o seguinte:

Dela resulta uma espécie de ASAE do jornalismo chamada Comissão da Carteira Profissional, com poderes fortemente sancionatórios sobre os “prevaricadores”. Nada tenho contra a ASAE, mas tenho tudo contra esta lamentável equiparação, resultante de um tremendo equívoco: o de que fornecer informação equivale a fornecer chouriços.

E acrescenta:

 

Tentar “disciplinar” deste modo os media trata-se, além do mais, de uma ilusão, numa época em que cada vez mais pessoas se informam através de uma Internet sem qualquer tipo de regulação. A alternativa é a auto-regulação, a consciencialização dos media para as suas responsabilidades sociais e a sua sensibilização para a adopção de certos pa~drões de comportamento ético. (…) Num regime aberto, cada sociedade tem a informação que merece – e isso é liberdade e democracia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s