Na pele de um louco

tert_logo.gifA caixa está em casa, no escuro da cave. Já deve estar a preocupada, coitada. Há muitos anos que, nesta noite de 29, não lhe acontece tamanho descanso. Imaginei-a a preparar-se mentalmente para os rigores do cortejo do Pinheiro, que há-de começar daqui a pouco. Este ano não, minha querida…. este ano, deixo-te sozinha. A distância que me separa de Guimarães vai manter a tua pele em descanso. Hoje fico longe desse antro de uma noite – onde homens e mulheres se entregam à lúxuria da amizade até que o sangue escorra -, aí mesmo onde eu devia estar. A lamber os dedos ao sarrabulho, a bater o rojão com os grelos, e depois aquecer-me por entre as peles que tu e milhares de outras vestem, enquanto nos despem. Horas de revelação para tantos e tantas, de dôtores a professoras, e damas e cavalheiros, ou ricos e ou pobres. Essa coisa fantástica que leva a que enquanto te digo aqui que ficas sozinha esta noite me leva a receber chamadas daí perto, dizendo que estamos a fazer falta. Como vêem, é muito melhor que o Natal… Mas mesmo longe, ouço o ribombar que conduz a cidade à loucura.  Ou será dos dedos a bater no teclado?

Para saber mais: 

A Tertúlia Nicolina conta-lhe a história e também mostra fotografias dos diversos números que compõem as Festas Nicolinas. E a Guimarães TV mostra-lhe uns vídeos. A começar pela história do “doutor” das peles. O Samuel fez um guia muito útil.

One response to “Na pele de um louco

  1. É interessante reparar que aquilo que nós, de fora, vemos como sendo, apenas, mais uma tradição, é tão intensamente vivido por quem da terra.
    Mesmo à distância, podes congratular-te com mais um sucesso: voltaram a acorrer milhares de pessoas, de todos os lados. Eu, estupidamente, fiquei-me por uma Braga vazia.😉

    Abraço e boa sorte para este (re)começo

Deixe uma Resposta

