Governo espanhol aconselhado a aumentar programação educativa na televisão

O governo espanhol vai receber dentro de dias uma proposta para que, num prazo de três anos, a produção de conteúdos educativos para televisão digital em Espanha dê um salto das actuais 1.000 horas/ano para 2.600 horas/ano. O documento propõe ainda que sejam criados pelo menos um canal cultural, um ou dois canais universitários, um canal dedicado à América Latina, um canal dedicado à formação de professores e um canal de difusão de recursos educativos até ao nível do ensino secundário.

O autor do documento, José Pérez-Tornero, revelou ontem, na Universidade do Minho, em Braga, durante a conferência  (da qual dei conta aqui), algumas das recomendações incluídas no relatório que está a ser elaborado a pedido do governo socialista espanhol. Outra proposta que deverá constar da versão final é a dolançamento de um instituto europeu que assuma o acompanhamento desta área.

Pérez-Tornero falava na conferência “A dimensão educativa da televisão na era digital”, realizada ontem, na Universidade do Minho (UM), por iniciativa conjunta da RTP e do Instituto de Ciências Sociais da UM. O documento, a ser entregue em data que não especificou, é o segundo relatório nesta matéria que aquele professor e investigador da Universidade Autónoma de Barcelona  realiza para o executivo de José Luis Rodríguez Zapatero.

Em Braga, Pérez-Tornero mostrou-se pessimista quanto à Televisão Digital Terrestre (TDT), considerando que ela já “vai chegar tarde”. Ao nível da tecnologia, “a TV via ADSL oferece muitas mais possibilidades”, apontou ainda, salientando que é possível que o nível de personalização do serviço de TV nas novas plataformas não vai atingir os níveis desejados. “As agências de publicidade e as TV’s, tal como no cabo, não o vai permitir”, explicou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s