Jornadas de Comunicação Social em Braga: fotos do primeiro dia e a conferência com Bill Kovach

Bill Kovach, líder do norte-americano Committee of Concerned Journalists (CCJ), 84kovach.gifé um dos convidados das Jornadas de Comunicação Social da Universidade do Minho (UM), cuja décima edição está a decorrer desde ontem, no campus de Gualtar, em Braga.

Kovach (foto à direita) participa, hoje, a partir das 11h30, numa conferência a realizar no Auditório do ICS/EE2, no âmbito das Jornadas, que são organizadas pelo Grupo dos Alunos de Comunicação Social da UM (GACSUM) e que decorrem sob o tema genérico “Novos Media: uma Babel às costas“.

É uma oportunidade para reflectir e discutir o jornalismo com alguém que tem no currículo quatro décadas de experiência profissional, mais de metade em órgãos de referência da imprensa escrita norte-americana como o New York Times. É (por lá) nas jornadas que me encontrarão, em funções de fotógrafo (continue a ler este post e veja fotos do primeiro dia das X Jornadas do GACSUM).

Crítico de jornalismo, jornalista e académico, Bill Kovach é chairman do CCJ, uma organização fundada em Harvard, no decorrer de 1997, que reúne jornalistas, editores de publicações, investigadores e académicos preocupados com a profissão de jornalista. O objectivo dos fundadores passa por promover a investigação e a discussão em torno do “produto” e da actividade jornalística, tentando clarificar o que a diferencia das demais profissões, no campo das relações sociais. Ao tempo da formação, o ponto de partida do grupo foi uma opinião negativa sobre a evolução do jornalismo.

Kovach é autor do livro “Elementos de Jornalismo” (Porto Editora, 2004) e nesta deslocação a Portugal, a convite do Clube de Jornalistas, tem outra universidade marcada na agenda. Amanhã, 29/03, o ex-editor da redacção de Washington do diário New York Times vai estar numa conferência-debate a realizar, a partir das 14h30, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O primeiro dia de trabalhos das X Jornadas encerrou com a apresentação de duas obras, ambas apresentadas por Moisés Martins e editadas pela Campo das Letras (Porto): Comunicação e Lusofonia Para uma Abordagem Crítica da Cultura e dos Media, de Moisés Martins, Helena Sousa e Rosa Cabecinhas; e Marcas e Identidades, de Teresa Ruão. O programa encerra hoje com mais três conferências-debate além da presença de Bill Kovach. Os temas neste segundo dia alargam-se ao campo da Publicidade e dos Audiovisuais, com a presença dos realizadores Rodrigo Areias (estreeou a sua primeira longa-metragem, “Tebas”, no Fantasporto 2007) e Augusto Fraga (radicado em Barcelona e já premiado pelos seus trabalhos em Publicidade).

++++++++++++

  • Link para um perfil biográfico de Bill Kovach (via Clube de Jornalistas)
  • Link para uma nota biográfica resumida
  • Link para a página do Committee of Concerned Journalists
  • Foto de Bill Kovach retirada daqui

Algumas fotografias, apresentadas num slideshow que me dá a oportunidade de estrear uma das últimas funcionalidades do WordPress.

1.º dia/Manhã:

[rockyou id=61805487&w=400&h=300]

1.º dia/Tarde:

[rockyou id=61812747&w=400&h=300]

6 responses to “Jornadas de Comunicação Social em Braga: fotos do primeiro dia e a conferência com Bill Kovach

  1. Pingback: Bill Kovach dixit « Jornalismo e Comunicação

  2. Oi Victor,
    Realmente os slides ficaram muito bons. Deu um dinamismo ao blog. Parabéns pela corbertura.

    Abraço.

  3. Ops,

    Corrigindo o português: “Os slides DERAM um dinamismo ao blog”.

    Não podemos escorregar (risos).

    Abç

  4. parabéns ao Víctor Ferreira pela cobertura fotográfica das jornadas. Parabéns ao GACSUM pelo seu empenho na organização. Parabéns aos estudantes que participaram nestes dois dias de trabalhos que reuniram gente muito muito interessante. Sinto muito orgulho em vocês.
    Um abraço a todos
    Felisbela Lopes

  5. Victor Ferreira, que excelente cobertura das jornadas.

    Parabéns pelas fotografias … únicas … especialmente do segundo dia do evento.

    Aquele abraço,

    Sónia Sá.

  6. Pingback: Avisa quem pode « PROMETEU

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s