A crise no DN: desabafos, especulações, leituras

No Glória Fácil, que acompanho regularmente desde o seu nascimento, são todos jornalistas. Actualmente, todos do DN, cuja direcção foi demitida ontem. Hoje, João Pedro Henriques, posta um desabafo – dias como o de “hoje” e o de “ontem” são “insuportáveis”. Por causa da “chuva“.

A edição online do Expresso avança que a direcção do DN pode ser entregue a João Marcelino, actual director do Correio da Manhã, do grupo Cofina de Paulo Fernandes, que pode perder ainda mais um punhado de jornalistas que saíriam com Marcelino.

Paulo Querido tem o feeling de que Marcelino não irá para o DN. Além do feeling, propõe uma análise com alguma relevância para se compreender o contexto em que serão tomadas decisões em relação ao futuro do DN.

A Cofina não tem nenhum interesse em deixar sair Marcelino. Caso contrário, perderia a sua peça chave. Joaquim Oliveira, quer um DN mais popular.

Joaquim Oliveira, patrão da Controlinveste, adquiriu acções da Cofina em 2006. A contratação de Marcelino para a direcção de um DN seria, para Oliveira, uma espécie de dois-em-um: contrata alguém com o perfil indicado para um DN mais popular, conforme é seu desejo, e enfraquece o flanco do concorrente, em nome de uma estratégia mais ambiciosa que seria a aquisição da Cofina.

PS: Actualizado o Olimpo, com a entrada do blog Mas Certamente que Sim, de Paulo Querido, sempre em cima do acontecimento. Um blog informado e informador, por isso mesmo uma das minhas leituras diárias.

One response to “A crise no DN: desabafos, especulações, leituras

  1. Comentário do JPH (Glória Fácil), deixado aqui ao lado, mas que corrige um pormenor do post acima. Reproduzo na íntegra.

    “Fevereiro 20th, 2007 às 7:02 pm e
    Só uma nota: eu, a ASL e a f. trabalhamos no DN. O Simas já não, foi para a Lusa. Um abraço,
    JPH”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s