Aritmética da Motivação

Sou um procrastinador. Pensava eu que era coisa psicológica. De carácter.
Mas, eis a reviravolta: na Scientific American, este texto de ontem, diz-me que pode ser uma questão de aritmética: 

U = E x V / I x D

Em que:
U = Vontade de completar uma tarefa
E = expectativa de sucesso
V = valor da execução (a retribuição)
I = prazo de concretização da tarefa
D = sensibilidade pessoal ao atraso

Por exemplo, a vontade (U) que tenho de acabar este post resulta da minha autoconfiança nas minhas aptidões para o escrever até ao fim (E) e da retribuição (V) que dessa tarefa retiro, em relação ao prazo de concretização (I) e à minha sensibilidade ao atraso (D). Portanto, é alguma coisa vezes alguma coisa a dividir por todo o tempo do mundo vezes toda a preguiça que consigo.  Q.E.D.

Deixe uma Resposta

